quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O futuro do presente

E foi assim durante dois dias em São Paulo.

O título desta postagem soava nos meus ouvidos e fazia brilhar os olhos quando eu lia. Ao mesmo tempo eu não entendia, como assim o futuro do presente? 

Na verdade eu estava mergulhando em um Fórum de Marketing Industrial, achando eu que iria escutar as mesmas histórias de sempre, sobre o "maravihoso mundo do marketing", eu escutei mais, muito mais. Algo além do EU, que ultrapassa o entendimento e volta sem explicação. Louco? É isso mesmo, mas foi loucura "gostosinha".

Fui convidada pelo José Carlos Teixeira Moreira para bater um papo com alguns diretores e presidentes de algumas companhias no Fórum, para mim uma honra, obviamente. O tema: Paixão no fazer. O Zé Carlos, quando me ouviu falar na Flexo 2012 ficou encantado comigo, e disse que o amor que eu tenho pela minha profissão é claramente expressado por mim. Sabe o que é isso? Puro amor mesmo. Tá bom, o papo com a turma lá foi show de bola, mas essa parte eu quero pular e falar mais do que aprendi por lá.

Você se imagina em um evento como esse escutar um filósofo, teólogo palestrando? NÃO. Mas o Jean Bartoli foi de uma simplicidade e de uma sabedoria incrivelmente incrível. Ao falar sobre o mundo das incertezas ele nos leva a refletir diversas coisas, coisas que nem se explicam, vou tentar através das frases relatar um pouco sobre o que foi abordado, mas eu adianto que não saberei muito explicar.

" Deus nos dá a responsabilidade de tocar o mundo. Deus um dia vai cansar da gente e fechar as portas... Não! Ela não vai fazer isso, porque hoje temos liberdade e não precisamos de Deus, nos podemos decidir quando fechar as portas". Detalhe: Acho que isso é sem culpa nenhuma.

Ele falou que um dia foi no médico porque não estava conseguindo dormir, com insônia, ao ser questionado porque, ele relatou alguns problemas e a resposta do médico foi: É melhor ficar despertado e ter insônia até resolver tudo.

Eu pensei: Como assim, vou ficar sem dormir? Eu entendi assim hahahaha: não se deve nunca acomodar-se ou ficar esperando as coisas se resolverem, a inquietação do coração é saudável em algumas circunstâncias, tem que se inquietar sim ou não?

Foram tantas coisas que nem sei explicar aqui.

Só sei que quero voltar à alma, quero refazer minha odisséia, abri mão das ilusões e assim lidar com as incertezas que são produzidas diariamente, a cada minuto, segundo...

Quero perder o medo de ter medo. E assim poder ser mais coração e menos razão.

Quero esperar ativamente o futuro.

Quero me sustentar nesta vida porque EU existo para alguém, eu quero existir pra alguém e não para mim mesma.

Quero sentir.

Quero amar.

Quero ser alma.

E ai eu encerro com a mesma pergunta que ele encerrou:

Ser Humano é uma vocação ou condição?

Tenho muito tempo e ao mesmo tempo nenhum. Preciso dar mais valor, ser mais valor. Não tenho certeza de nada, apenas da minha existência hoje. Preciso fazer algo pelo futuro, no presente.

Simbora!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário