domingo, 20 de fevereiro de 2011

Almanaque - Aveia Quaker

Na Revista EmbalagemMarca em todas as edições tem uma parte intitulada Almanaque, que registra um pouco da história de algumas marca. Todos os meses eu tiro essa parte da revista e agora estou arquivando para partilhar depois aqui no blog.

A primeira marca que vou falar é da Aveia Quaker. Quem nunca comeu aquela papinha de aveia feita pela avó? Eu já comi várias vezes, e quando ela pegava a lata lá estava o "Velho da Quaker". Eu lembro que não entendia o motivo de ter um velho na embalagem... Agora como Publicitária estou mais curiosa e vou dividir esta curiosidade aqui.

A Aveia Quaker, familiar aos brasileiros há quase noventa anos e fabricada no País desde 1953, estreou mundialmente como primeiro cereal acondicionado em escala industrial, nos Estados Unidos, em 1884, poucos anos depois da invenção da caixa de papel cartão pré-formada. Demorou mais tempo para que fossem aditadas as caixas cartonadas cinlíndricas que popularizaram o produto em vários países. O símbolo da marca, conhecido no Brasil como "Velho da Quaker", foi adotado apenas para transmitir a ideia de pureza. Inspirou-se na imagem de confiança depositada pelo público na conduta impecável dos adeptos da Sociedade Religiosa dos Amigos (quacres), que se vestiam daquela forma. Jamis houve relaçãi entre a entidade e a marca, hoje propriedade da Pepsico. Na verdade, essa associação indevida de imagem seria a única coisa que aqueles religiosos detestam.

(texto extraído da revista EmbalagemMarca, edição Nov/2009)

Millabjos.

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