Na Revista EmbalagemMarca em todas as edições tem uma parte intitulada Almanaque, que registra um pouco da história de algumas marca. Todos os meses eu tiro essa parte da revista e agora estou arquivando para partilhar depois aqui no blog.
A primeira marca que vou falar é da Aveia Quaker. Quem nunca comeu aquela papinha de aveia feita pela avó? Eu já comi várias vezes, e quando ela pegava a lata lá estava o "Velho da Quaker". Eu lembro que não entendia o motivo de ter um velho na embalagem... Agora como Publicitária estou mais curiosa e vou dividir esta curiosidade aqui.
A Aveia Quaker, familiar aos brasileiros há quase noventa anos e fabricada no País desde 1953, estreou mundialmente como primeiro cereal acondicionado em escala industrial, nos Estados Unidos, em 1884, poucos anos depois da invenção da caixa de papel cartão pré-formada. Demorou mais tempo para que fossem aditadas as caixas cartonadas cinlíndricas que popularizaram o produto em vários países. O símbolo da marca, conhecido no Brasil como "Velho da Quaker", foi adotado apenas para transmitir a ideia de pureza. Inspirou-se na imagem de confiança depositada pelo público na conduta impecável dos adeptos da Sociedade Religiosa dos Amigos (quacres), que se vestiam daquela forma. Jamis houve relaçãi entre a entidade e a marca, hoje propriedade da Pepsico. Na verdade, essa associação indevida de imagem seria a única coisa que aqueles religiosos detestam.
(texto extraído da revista EmbalagemMarca, edição Nov/2009)
Millabjos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário