segunda-feira, 30 de abril de 2012

Porque, Porquê, Por que, Por quê




Essa semana fui abordada pela minha irmã no facebook dizendo que Estelinha, minha sobrinha, tinha perguntado se água vira xixi e de onde vem o cocô. 

Bem... não queria estar no lugar dela para responder,  mas ela explicou bem direitinho e inclusive hoje fui surpreendida por Estelinha me explicando que o Xixi é a água que tomamos e ainda disse mais: Tia Milla, você sabia que o cocô são todas as comidinhas que a gente come? Minha mãe Helen que disse. Orgulho da irmã :)

Enfim! Ela está crescendo e está fase de tudo perguntar. Eu já tive essa fase, todos já tiveram quando criança. Quem não lembra do Zequinha do Castelo Rátimbum? Eu perguntava tanto que ás vezes respondiam: Porque sim Zequinha!!


Mas essa introdução falando em Estela foi para dizer que até hoje me pergunto o porquê das coisas.

Ficava quase que diariamente querendo entender o porquê disso ou daquilo, porque tinha que acontecer assim e não de outro jeito. Quando criança qualquer explicação era válida, mas hoje, gente grande que sou, não é bem assim.

Depois de tantos porquês chega um momento que você não se pergunta mais, e comigo foi assim: uma criatura que ressurgiu do nada disse: “Você acha mesmo que tudo tem explicação? Muitas coisas não se explicam, elas apenas acontecem".

Acho que já devo ter escutado isso alguma vezes mas dessa vez ela me falou olhando nos olhos e aquilo ficou marcado lá dentro.

Sempre quero entender o porque de algo lembro disso, embora saiba que o tempo também ajuda a explicar algumas coisas...

Não tente procurar explicações, você pode tirar conclusões erradas e precipitadas.
Continuo acreditando que NADA, NADICA DE NADA, acontece por acaso, mas nem tudo se explica, apenas acontece. 


Ainda tem a gramática que complica e coloca o porque separado, junto, com assento e sem assento!!!! Eu nunca sei usar, não vou mentir.

Faz assim... vai vivendo tudo que te acontecer e um dia quem sabe você terá alguma explicação... se houver, claro! Afinal, o tempo passa!!!


Um comentário:

  1. Pois é ...esqueçam os pq's da vida e vivam cada vez mais, para que no futuro você possa lembrar daquele passado maravilhoso que é vivenciado pelo seu presente.
    Bjs Sol

    ResponderExcluir